Artista: Rodrigo Albert
CLIPPING
REALIZADA ENTRE OS DIAS 30/07 E 18/08/2007.
SOBRE A EXPOSIÇÃO

O fotógrafo mineiro Rodrigo Albert‚ 31 anos‚ foi o vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2005/2006. O concurso contou com 186 inscritos‚ de 19 estados brasileiros e teve como tema central a identidade cultural brasileira. Albert foi escolhido por unanimidade pela comissão julgadora formada pelo cineasta e fotógrafo Thomaz Farkas‚ o professor e artista plástico Renato da Silveira e a fotógrafa e escritora Maria Guimarães Sampaio. Além do prêmio em dinheiro‚ ele teve a oportunidade de organizar uma exposição com as fotografias premiadas e publicar um catálogo.

Rodrigo Albert inscreveu 23 fotos coloridas divididas em três seqüências: Costumes e OfíciosGentes e Lugares e Mitos. O ensaio destaca diferentes atores‚ atividades‚ movimentos‚ cores‚ referências e costumes que‚ acompanhados de uma breve narrativa‚ apontam para a heterogeneidade de nossa cultura.

As três seqüências foram produzidas em momentos diferentes na carreira do fotógrafo‚ que ao tomar conhecimento do resultado‚ ficou emocionado. ’Até agora parece que a ficha não caiu. Fiquei feliz porque essa premiação confirma não só que eu sou um fotógrafo‚ mas também de que eu tenho tendência para as artes. ã como se me dissessem: ’Você é artista‚ pode continuar seu caminho’’.

Sobre seu trabalho‚ descreve: ’Minha fotografia é muito sentimento. Eu fotografo com coração e a partir daí a própria foto pode tomar seu rumo‚ sua própria estética’. Sem conhecer ainda a terra que tanto serviu de inspiração para Pierre Verger‚ Albert tenta fazer planos futuros: ’Uma rota pela Bahia em homenagem ao prêmio‚ fotografar a terra de Glauber e investir em outro trabalho autoral’‚ planeja.